Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de março de 2010

Elbe Philharmonic Hall em Hamburgo



Hamburgo, a par de outras cidades europeias e mundiais, está reestruturando uma parte substancial do seu centro urbano numa tentativa de revitalizar a zona portuária da cidade, que, com o tempo, tem vindo a perder a sua importância estratégica e comercial.

O redesenvolvimento de uma gigantesca área de 152 hectares, será conhecida como a HafenCity, e, é, no momento, a maior iniciativa de replaneamento e construção urbanistica, alguma vez efectuada na Europa. Um total de 19.4 milhões de m2, está a ser projectado, por uma constelação de starchitects, de renome internacional.

Um dos projectos mais emblemáticos, da nova parte da cidade - e o principal centro cultural da HafenCity - é o Elbe Philharmonic Hall, concebido pelos arquitectos suiços Herzog & de Meuron. 

O projecto incorpora dois elementos distintos : uma estrutura pré-existente - um armazém dos anos 60, construído em tijolos - e uma estrutura de vidro, de 667.000 m2, completamente nova, que irá ser edificada sobre o mesmo. A fachada de vidro, constituida em parte, por paineis curvilineos, com formas de ondas, tornar-se-á num irisdescente e gigantesco cristal que reflectirá as diferentes cores do céu, da água e da cidade.

O novo edifício vai ter 3 salas de concertos, um hotel com um centro de congressos internacional, uma área residencial e um enorme espaço publico a 37 m de altitude, cujos terraços, proporcionarão, aos visitantes, uma vista panorâmica impressionante sobre o porto e a cidade.

A principal sala de concertos, que pretende ser um dos 10 melhores auditórios do mundo, coloca no centro, orquestra e maestro, rodeados por plateias, com capacidade para 2.150 lugares. O reflector no topo do tecto, proporciona uma acustica extraordinária e também é parte integrante do sistema de iluminação da sala. A sala é considerada ideal para concertos de música clássica, jazz, música do mundo e Pop.

A sua abertura está prevista para Maio de 2012, e com certeza, passará a ser um ícone da cidade e da arquitectura mundial. Vão comprando os vossos bilhetes!